Lions de Itapira mantém Guarda Mirim por sociedade melhor

CL Jair Alves Pinto *
Consciência e cidadania fazem parte do ensino dos jovens
Consciência e cidadania fazem parte do ensino dos jovens
Histórico da instituição

A história da Guarda Mirim de Itapira começou no dia 12 de março de 1964 e a sua fundação aconteceu no dia primeiro de maio do mesmo ano, em comemoração ao Dia do trabalho. A instituição foi idealizada pelo Padre Matheus Ruiz Domingues, sendo este o primeiro presidente. O primeiro instrutor foi o soldado da PM Juvenal Leite que com muita disciplina foi um dos responsáveis em educar os jovens para o mercado de trabalho.

No início, 19 guardinhas com idade entre 12 e 14 anos faziam parte da entidade e os jovens tinham um brilhante trabalho de auxílio no controle e organização do trânsito de nossa cidade.

Jovens no projeto de educação continuada
Jovens no projeto de educação continuada
Aos poucos a entidade foi crescendo e passou a contar com um número cada vez maior de jovens itapirenses que se iniciavam na vida profissional.

Em 1968, começou a efetuar convênios com empresas da cidade, levando os guardinhas a trabalharem como aprendizes, colaborando mais ainda com o desenvolvimento da Comunidade Itapirense. E foi assim que eles passaram a ser vistos em diversas atividades econômicas, como em escritórios, bancos, repartições públicas, lojas, oficinas, indústrias, hospitais, entre outros, sempre prestando serviços compatíveis com a idade e finalidade da Guarda Mirim.

Lions Clube torna-se parceiro e doa sede própria

Curso Básico de Informática para a Terceira Idade
Curso Básico de Informática para a Terceira Idade
No dia 28 de janeiro de 1973, foi inaugurada a sede própria doada pelo Lions Clube de Itapira.

No dia 04 de dezembro de 1976, a entidade abre suas portas para as meninas que começaram a ser encaminhadas para atividades onde eram requisitadas como auxiliar de escritório, recepcionistas, auxiliar em lojas etc.

A partir do ano 1992, o CL Wanderley Zázera assumiu a presidência da Guarda Mirim e a associação passou a ser administrada por voluntários do Lions Clube de Itapira. A partir de 2002 a Guarda Mirim começou a organizar toda a documentação necessária para que pudesse então, registrar os jovens como menores aprendizes, atendendo dessa maneira dentro da Lei do Aprendiz.

Certificado para os pais que terminaram o curso de informática
Certificado para os pais que concluíram curso de informática
Os Companheiros Leões estiveram sempre atentos às questões da lei e sempre trabalharam em prol dos jovens aprendizes. A associação não parou mais de crescer e em 2005 o Lions de Itapira concordou em disponibilizar uma faixa/área de seu terreno que lhe era cedido a título de comodato para construção da nova sede da entidade, demonstrando mais uma vez o empenho e o espírito de solidariedade em que os Companheiros Leões de Itapira são envolvidos.

No mesmo ano, presidida pelo CL Dr. Francisco Trotta e diretores voluntários, membros do Lions Clube de Itapira, a entidade conquistou o registro em carteira profissional (CTPS) de todos os jovens como menores aprendizes, atendendo dessa maneira pela Lei 8069/90 (ECA) do menor aprendiz. Essa conquista, além de todos os benefícios trabalhistas proporcionou ao jovem aprendiz a remuneração de um salário mínimo por mês.

Descrição do prédio:

Jovens participam de Desfile Cívico da cidade
Jovens participam de Desfile Cívico da cidade
No ano de 2005 a diretoria do Lions Clube de Itapira deu outro passo importante, o de dar início a construção de uma sede maior que pudesse atender mais jovens, melhorar e ampliar cada vez mais os cursos oferecidos aos mesmos. A inauguração da nova sede aconteceu em 2007 e a Guarda Mirim possui uma área de construção de 320,60 m2.

A nova sede da AIPA - Guarda Mirim de Itapira conta com três salas de aula, um Laboratório de Informática (equipada com 24 computadores), um almoxarifado, uma copa, uma recepção, uma sala de secretaria, uma sala de serviço social, uma sala de reunião, dois sanitários masculinos e dois sanitários femininos.

Através de emendas parlamentares do Deputado Estadual José Antonio Barros Munhoz, atual Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo e cidadão de nossa terra, conseguiu-se verba do Governo do Estado para a primeira fase do projeto de ampliação que foi iniciada em 13 de abril de 2009 e ainda está em andamento e contemplará um auditório e um mezanino, e a segunda etapa já esta sendo providenciada e atualmente se encontra no estágio de projetos, orçamentos e tramites burocráticos, pois também será contemplada com verbas do Estado através de emenda parlamentar do Presidente da Assembléia.

Assistência e cursos oferecidos aos jovens:

Jovens elaboram o jornal O Juca e entregam ao cantor Beto Guedes
Jovens elaboram o jornal O Juca e entregam a Beto Guedes
Em 2007, a Guarda Mirim de Itapira começou a estruturar cursos de qualificação para atender aos jovens e assim contribuir com a construção de um futuro bem melhor para eles, foi então que surgiu o CETA (Centro de Educação e Treinamento do Aprendiz), através do qual é feito o encaminhamento de jovens preparados para o mercado de trabalho como menores aprendizes, proporcionando dessa forma uma oportunidade para que eles possam ter contato em seu estágio educativo com as empresas parceiras da entidade e assim passar a ter melhores condições de vida. O curso tem como finalidade educar o jovem para que possa se tornar um ser humano participativo da sociedade, responsável, criativo e com iniciativa.

Jovens praticam a cidadania em sessão da Câmara Municipal
Jovens praticam a cidadania em sessão da Câmara Municipal
Para fazer parte da AIPA - Guarda Mirim de Itapira é necessário que os jovens estejam estudando e tenham idade entre 15 anos e 6 meses a 18 anos. No ano de 2008, a Guarda Mirim passou a atender também jovens com idade a partir dos 14 anos.

Os cursos oferecidos aos jovens são desenvolvidos pela própria associação e fazem parte de vários núcleos do CETA (Centro de Educação e Treinamento do Aprendiz) da Guarda Mirim. Os cursos oferecidos são os seguintes:

Há o CETA Mirim: com os cursos de Datilografia, Localização, Noções de Pesos e Medidas, Percentagem.

CETA Básico: Com os seguintes módulos: Conhecendo a Associação, Comunicação e Expressão, Qualidade de Vida, Relacionamento Interpessoal, Marketing Pessoal, Por dentro da Qualidade, A Sexualidade, O Mundo das Drogas, Sentimentos, Responsabilidade Social, Ética e Cidadania, Eu e o Meio Ambiente, Atendimento 10, Segurança no Trabalho e no Trânsito, Minha Empresa, Criações, Profissões, Confiança, Administração e Você e a Informática.

Ceta Mirim: curso de datilografia para os jovens com 14 e 15 anos
Curso de datilografia para os jovens com 14 e 15 anos
CETA Apoio: Entrevistas e textos para Reflexões, além do módulo Experiência Mercadológica.

CETA Avançado: Matemática Financeira, Montagem e Manutenção de Computadores, Atendimento a Clientes, Por dentro da Qualidade, Recursos Humanos, Rotinas Administrativas, e Informática Avançada.

Além dos jovens a associação também está oferecendo curso para os pais e familiares através do CETF (Centro de Educação e Treinamento da Família) para os pais e familiares de jovens com o curso de Informática Básica.

Número de formandos até a presente data

Desde a implantação do curso do CETA em 2007, foram formadas 567 pessoas, sendo 445 jovens e 122 pais.

Jovens são certificados pela própria entidade
Jovens são certificados pela própria entidade
Atualmente 44 pais fazem curso de informática, 120 fazendo o curso do CETA Básico e 40 do CETA Mirim e 127 fazendo o curso do CETA Avançado (apenas no primeiro semestre de 2009), totalizando então nesse semestre 331 pessoas. É bom lembrar que já passaram pela associação mais de 6 mil jovens desde sua fundação.

O Certificado de Conclusão do curso é oferecido pela própria AIPA - Guarda Mirim de Itapira que já protocolou a maioria dos cursos no Ministério do Trabalho em Brasília. Todos os profissionais que ministram as aulas possuem nível universitário.

Nesses 45 anos de existência, mais de 6.000 jovens passaram pela entidade. Muitos tiveram várias oportunidades de crescer profissionalmente e assim alcançar o sucesso. Muitos ex-guardinhas tornaram-se advogados, bancários, empresários. Atualmente a entidade atende mais de 300 jovens que estão inseridos como aprendizes nas empresas locais e 200 fazem o curso oferecido pela entidade. São mais de 150 empresas parceiras que hoje possuem pelo menos um menor aprendiz estagiando na mesma.

Perspectivas futuras

Ceta Avançado: Matemática Financeira
Ceta Avançado: Matemática Financeira
Em 2008 assume como Presidente da entidade pela primeira vez um ex-guardinha, o CL Ederaldo Miquilini que consolida a profissionalização da gestão da instituição. Cria a Coordenação Pedagógica que reestrutura, amplia e formata os cursos existentes. Cria novos módulos e cursos entre outras providencias e através de seu Departamento de Assistência Social estabelece visitas técnicas nas empresas e também na residência dos familiares dos jovens atendidos.

Também inicia neste ano todo um planejamento para busca de recursos para atender as novas exigências legais e assim atender dentro da Portaria 1003/08, de 4 de dezembro de 2008, que altera os artigos 1º, 2º, 3º, 4º e 6º da Portaria de nº 615, de 13 de Dezembro de 2007 referentes ao Decreto Lei de nº 5.452 de 1º de maio de 1.943, alterada pela lei de nº 5.598 de 1º de Dezembro de 2005, de forma que se tornou imprescindível a necessidade de se criar outros núcleos de aprendizagem e assim no mesmo ano de 2008 deu outro passo importante, criou cursos aos jovens já inseridos no mercado de trabalho, para assim atender 100% dentro da lei do aprendiz.

Ceta Avançado: Montagem e Manutenção de Computadores
Ceta Avançado: Montagem e Manutenção de Computadores
Neste contexto, a lei diz que todos os jovens aprendizes que já estejam trabalhando nas empresas precisarão retornar para a associação para receber um curso de aprendizagem continuada oferecido gratuitamente pela entidade. E devido a essas mudanças na lei, começou a equipar sua sede atual e também, ampliar a mesma para atender melhor aos jovens e isso foi possível através de várias providências, com destaque a conquista de mais uma faixa de área gentilmente cedida pelo Lions e seguida da doação com encargos do imóvel pela Prefeitura, o que possibilitou e habilitou a entidade para poder receber recursos do Governo do Estado de São Paulo.

Preparação para o futuro dos jovens

Sede da AIPA - Guarda Mirim de Itapira
Sede da AIPA - Guarda Mirim de Itapira
Os jovens da AIPA - Guarda Mirim de Itapira são preparados para a vida. Em seus cursos oferecidos de forma gratuita, eles são estimulados a se desenvolverem intelectualmente e profissionalmente.

Várias atividades são realizadas, entre elas as questões ambientais se tornam fundamentais para a sobrevivência humana e os jovens participam de várias atividades mostrando o lado cidadão da preservação do meio ambiente.

Além desse assunto, eles também trabalham questões como ISO 9000, Programa 9S, Comunicação e Expressão, Timidez, Responsabilidade Social, DST'S AIDS, Informática entre outros assuntos importantes para o mercado de trabalho.

Desfile dos guardinhas em 1964
Desfile dos guardinhas em 1964
Outro trabalho realizado de grande importância pelos jovens é a produção em parceria com a Casa Menotti Del Picchia do jornal O Juca, onde os próprios jovens fazem a parte jornalística, fotografia e diagramação do mesmo. O jornal tem como objetivo resgatar a cultura, principalmente a leitura e fala sobre o importante poeta da Semana da Arte Moderna, Menotti Del Picchia, uma vez que o acervo do poeta encontra-se em Itapira. Menotti escreveu o poema Juca Mulato, conhecido mundialmente.

Outro trabalho realizado pelos jovens é o quadro "De Olho na Cidadania", onde eles fazem entrevistas no formato audiovisual que é veiculado pela internet e na rodoviária local pela empresa HBRTV. O setor social também realiza com grande frequência visitas domiciliares nas casas dos jovens e visitas técnicas nas empresas para acompanhar o desenvolvimento profissional dos jovens dentro das empresas parceiras.

Presidente CL Ederaldo Miquilini
Presidente CL Ederaldo Miquilini
Presidente CL Ederaldo Miquilini, um exemplo de sucesso

"A AIPA me traz boas recordações do passado, uma vez que

também fui um guardinha e hoje sou um exemplo de que é possível

alcançar o sucesso, dependendo apenas de cada um de nós".

(CL Ederaldo Miquilini)

O Presidente da AIPA - Guarda Mirim de Itapira, CL Ederaldo Miquilini falando sobre o projeto relata enfaticamente que "a AIPA- Guarda Mirim de Itapira completou neste ano de 2009 45 anos e fazer parte de sua história é um privilégio, principalmente, pelo que ela representa na história de nossa Cidade e de muitos de seus cidadãos. Ao longo de sua vida construiu uma imagem de CREDIBILIDADE E SERIEDADE, graças a maneira de como foi conduzida e administrada pelos seus gestores. É muito comum e gratificante para nós que participamos da entidade receber comentários da comunidade em geral, que fica surpresa com o trabalho que a entidade desenvolve e pela maneira que desenvolve, principalmente quando essa pessoa, mesmo quando se trata de algum empresário que visita a AIPA, conhece sua estrutura e fica sabendo que sua Diretoria é toda voluntária. A surpresa ainda é maior quando falamos no valor investido nessa nova sede e seus equipamentos e mobiliários, de como foram planejados e alcançados os recursos para essa conquista, não esquecendo que a entidade é 100% administrada por membros do Lions Clube de Itapira que além de fornecer e disponibilizar seu experiente e altamente qualificado Patrimônio Humano, também colabora com suas campanhas. É importante colocar que a AIPA não se preocupa somente com o jovem, mas também com sua família e sua comunidade. Também temos grande preocupação em monitorarmos a frequência, desempenho e as notas nas escolas de todos os jovens por nós assistidos.

Fico muito feliz em fazer parte da diretoria da AIPA - Guarda Mirim de Itapira, que além do profissionalismo, da seriedade e da transparência com que a entidade é conduzida, também me traz boas recordações do passado, uma vez que também fui um guardinha e hoje sou um exemplo de que é possível alcançar o sucesso, dependendo apenas de cada um de nós".


CL Jair Alves Pinto * CL Jair Alves Pinto
Patrono da 10ª Convenção do DMLC AL 2008/09
Assessor de Comunicação e Divulgação do DMLC
Associado do Lions de Itapira - DLC-3
E-mail: lionsclubedeitapira@terra.com.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".