CLASA - Casa Lions da Adolescente de Santo André

CL Paulo Fernando Silvestre *
Alunas estudam no laboratório de informática da CLASA Nossa História

Conhecida até pouco tempo atrás como "Corpo de Patrulheiras de Santo André" (ou "Guardinhas").

A entidade foi fundada em 10 de setembro de 1975 pelos membros do Lions Clube de Santo André.

Sua primeira sede foi na Chácara Duque de Caxias (hoje Parque Celso Daniel).

Pela Lei 5.176, de 15 de dezembro de 1976, a Prefeitura Municipal de Santo André foi autorizada a conceder ao "Corpo de Patrulheiras Mirins" o direito real de uso da área de terreno com 8.811,87 m² na ex-Avenida Expressa do INPS, depois Rua Ilha Bela e hoje Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, para nele ser construída a sede própria da entidade.

As obras tiveram início em abril de 1978. Nesse ano, o Lions Clube Santo André - Jardim dispunha de aproximadamente um milhão de cruzeiros, fruto de campanhas para obras assistenciais e o ofereceu para usá-lo na construção da sede da entidade. Assim, em 09 de novembro de 1978, em memorável reunião conjunta do Lions Clube Santo André - Centro e Lions Clube Santo André - Jardim, decidiram ambos, por unanimidade, unir seus esforços para continuar a construção, cujo término se deu em abril de 1980.

A partir de 1979, com novos Estatutos, a entidade passou a ser administrada por ambos os Clubes, com muito empenho e determinação, o que levou esta obra social ao sucesso e reconhecimento da comunidade e do meio empresarial.

Em 31 de maio de 1999, buscando adequar os Estatutos às novas políticas de assistência social, procedemos a outra alteração estatutária onde o nome "Corpo de Patrulheiras Mirins" foi substituído pelo nome "Casa Lions da Adolescente de Santo André", cujas iniciais formam a palavra que nos identifica: "CLASA".

Hoje, atendemos em nossos cursos uma população de 400 adolescente/ano, temos uma média mensal de 400 aprendizes atuando em 78 empresas parceiras localizadas na região. Cerca de 20% destas aprendizes são efetivadas no decorrer ou ao fim de seu aprendizado prático.

Desde a sua fundação, a CLASA passou por inúmeras mudanças visando sempre a adequação de seu trabalho às leis vigentes. A última diz respeito ao cumprimento da Lei 10.097/00, que veio disciplinar o registro em carteira profissional e a garantia de direitos trabalhistas e previdenciários.

Fachada da CLASA Quem somos

Somos uma organização não-governamental, beneficente, sem fins lucrativos, de utilidade pública federal, estadual e municipal. Nossa sede está localizada à Av. Dom Jorge Marcos de Oliveira, nº50 - CEP: 09090-480 - Vila Guiomar - Santo André - SP

Somos uma instituição assistencial que atende adolescentes do sexo feminino, com idade entre 15 e 18 anos, preparando-as para o ingresso no mercado de trabalho. Para tanto, tomamos como base a Lei 10.097/00, também chamada "Lei da Aprendizagem".

Administrada pelo Lions Clube Santo André Centro e Lions Clube Santo André - Jardim, a entidade é mantida através das parcerias firmadas com empresas da região e de doações dos clubes mantenedores.

O que fazemos

A CLASA tem como objetivos:


CL Marcos Renso Madeira, presidente do Lions Clube de Santo André - Centro, entrega diploma de formanda da CLASA Como ingressar na CLASA

Para se tornar uma aprendiz é necessário que a interessada se inscreva na entidade e para tanto será necessário:


Projetos em andamento

A CLASA atua na realidade social, preparando adolescentes para o ingresso no tão concorrido mercado de trabalho. Para tanto, procuramos definir nossas ações por meio da execução de Programas Sociais da Capacitação Profissional (Nível Básico).

Atualmente temos os seguintes cursos em andamento: capacitação de "Auxiliar Administrativo" e capacitação de "Auxiliar em Comércio e Serviços".

Elaboramos também um programa de capacitação de "Auxiliar em Serviços Bancários e Administrativos", o qual já foi encaminhado para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo André para a devida inscrição.

Através de nossos cursos, procuramos desenvolver também o autoconhecimento, a integração cooperativa entre as alunas, o conhecimento sobre temas de interesse da juventude (família, escola, sexualidade, uso de drogas, gravidez não planejada, cidadania, atualidades e outros) e a melhoria dos relacionamentos interpessoais sob o aspecto social, profissional, familiar, entre outros.

Atualmente estamos estudando uma proposta de atendimento aos pais das alunas e aprendizes assistida por esta entidade. Promoveremos um curso visando a inclusão digital, contando também com informações sobre mercado de trabalho, técnicas de entrevista e empregabilidade.


CL Paulo Fernando Silvestre * CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Membro da Escola de Preparação de Líderes do Distrito LC-2
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".