O Mestre de Cerimônias

CL Luciano Guimarães Pereira *
Uma das figuras de proeminência em uma solenidade e um dos maiores responsáveis para seu sucesso é, sem dúvida, o Mestre de Cerimônias.

Distinguido pelo presidente dos trabalhos, cabe a ele o imprescindível papel de auxiliar direto da mesa na condução do protocolo.

Entretanto, o segredo de seu destaque está centrado na discrição.

O bom Mestre de Cerimônias não deve subtrair a atenção para si, mas conduzi-la aos outros protagonistas da solenidade. Suas intervenções facilitam o encaminhamento de cada um dos momentos que compõem a ocasião, tal qual um maestro, que conduz e harmoniza a música da orquestra.

A discrição começa pelo traje. É salutar que o Mestre de Cerimônias não use cores chamativas ou utilize atávios espalhafatosos, que distraíam a atenção dos presentes. O que deve distingui-lo é o Medalhão de Mestre de Cerimônias, não a vestimenta.

Ao receber o Medalhão, o Mestre de Cerimônias deve simplesmente abaixar a cabeça, permitindo que o Presidente da Mesa lhe coloque a galhardia. Deve-se evitar tocar o Medalhão.

Investido das funções, sua primeira saudação é a guia de todo o seu trabalho e por isso merece atenção especial. Brevidade, elegância, educação. Cuidado com as piadas e as frases de efeito, o que não significa uma postura exageradamente austera. Afinal, o Mestre de Cerimônias precisa comunicar alegria, entusiasmo e simpatia. Cuidado também com o tom de voz e o conteúdo da fala, o Mestre de Cerimônias não está ali para discursar.

Se quem compõe a Mesa é o Mestre de Cerimônias, preocupação especial com a ordem de precedência. É embaraçoso e deselegante esquecer um componente ou errar o momento do convite.

De preferência, os cartões de protocolo devem ser preenchidos com a pronúncia dos nomes e não com a grafia, para se evitar a leitura equivocada de nomes e sobrenomes, o que é sempre desagradável.

Ao se referir a alguém, o Mestre de Cerimônias deve observar: Se se trata de um dirigente ou autoridade eleita, fala-se primeiro o nome da pessoa, depois a função. Exceção para os titulares do Poder Executivo e, por analogia, o Presidente do Clube, o Governador do Distrito, o Presidente do Conselho de Governadores e o Presidente Internacional. No caso de funções nomeadas, anuncia-se primeiro o cargo, depois o nome.

O Mestre de Cerimônias não "passa a palavra". "Passar a palavra" é atribuição exclusiva do Presidente da solenidade e significa, em geral, uma quebra de protocolo. O Mestre de Cerimônias "anuncia" a palavra, "convida" para usar a palavra, "chama" ao parlatório, etc. Não é correto o uso do verbo "registrar" para salientar presenças de destaque. Registros são feitos por tabeliões, não por Mestres de Cerimônia. Melhor usar "agradecemos a presença", "destacamos a presença", etc.

Não se lê as correspondências daqueles que justificaram a ausência. Com raras exceções, somente se anuncia seus nomes e funções, de modo a evitar a monotonia.

O Presidente da Mesa não faz "uso da palavra", e sim seu "pronunciamento", que deve ser anunciado pelo Mestre de Cerimônias, a menos que, pelo protocolo, já tenha, este, terminado suas funções.

Ao entregar o Medalhão, o Mestre de Cerimônias também deve evitar tocar o colar, exceto para facilitar que o Presidente o retire.

Enfim, a medida do sucesso do Mestre de Cerimônias é sua capacidade de auxiliar a solenidade, sem ofuscá-la com seu brilho pessoal. Quanto menos ele aparece, mais importante ele se torna.

Leonisticamente,


* CL Luciano Guimarães Pereira
Presidente da Divisão H - Distrito LC-4
Membro do Comitê Nacional do Cerimonial Público - CNCP
E-mail: efgp@uaivip.cpm.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".