Lions somos nós mesmos

Se o nosso clube porventura não é dinâmico, é porque estamos todos e cada um individualmente acomodados
CL Paulo Fernando Silvestre *

Em outras palavras, é inútil procurar uma desculpa nas circunstâncias que fazem de nossa vida leonística e do nosso clube o que eles são. Nós, e somente nós, é que somos responsáveis pela atuação e o destino do Lions Clube.

Todo leão tem uma missão a cumprir: servir. Se o nosso clube porventura não é dinâmico, é porque estamos todos e cada um individualmente acomodados. A responsabilidade é coletiva. É ainda a responsabilidade de cada um de nós, todavia, que está comprometida quando achamos que ela nada tem a ver com isso. E o Lions Clube do que é feito, senão de nós?

Se o quadro associativo não cresce, de quem é a culpa? Cada um é responsável por isso. Existem no território dos clubes indivíduos qualificados para o Lions. Às vezes preferimos trazer um amigo, deixando de lado homens e mulheres leonisticamente qualificados. Outras vezes permitimos o ingresso em Lions de indivíduos sem qualidade para o ideal de servir.

O crescimento qualitativo dos quadros de associados é o mais importante. O Lions Clube deve possuir o que há de melhor em material humano. Só os líderes profissionais, comunitários, homens dotados de caráter ilibado e que gozem de bom conceito junto a sua comunidade podem pertencer ao Lions Clube. Apenas os homens e mulheres dispostos a servir podem pertencer ao Lions.

Basta o trabalho sério, planejado e consciente do Diretor de Associados e da Comissão de Associados para que o quadro social cresça enriquecendo o Ideal de Servir. Homens e mulheres excelentes existem aos milhares, aguardando apenas o convite.

O leão bem selecionado trará, sem dúvida, grandes alegrias, contribuindo para o ideal de servir, agindo sempre com dinamismo e simplicidade.

Às vezes preferimos trazer um amigo, deixando de lado homens e mulheres leonisticamente qualificados. Outras vezes permitimos o ingresso em Lions de indivíduos sem qualidade para o ideal de servir.

A tônica para o imediato desempenho do leão é a informação e instrução leonística, que permitem a ele familiarizar-se com a obra a cumprir. O leão mal informado, não se ajusta ao clube, é desinteressado e não tem entusiasmo. Ninguém ama aquilo que não conhece.

O que mais prejudica o desenvolvimento de um clube é a má qualidade dos associados e a falta de cultura leonística.

O novo leão deve receber dos companheiros antigos um patrimônio de conhecimentos leonísticos que, somados a sua vontade de servir, permita-lhe começar a trabalhar por Lions desde muito cedo.

Todo companheiro antigo tem uma experiência que merece ser transmitida ao companheiro novo. Se somarmos as experiências de todos os membros do clube, seu patrimônio de conhecimento ficará enriquecido, fazendo-o progredir em suas realizações.

Há muitas formas de facilitar a comunicação leonística entre os associados do clube. Entre elas, os Fóruns Leonísticos em nível de clube ou de divisão, Instruções Leonísticas em todas as Assembléias Gerais Ordinárias e a leituras de revistas e livros leonísticos.

O importante é que cada um de nós saiba que é responsável pelos outros companheiros. Cada um, por conseguinte, tem a responsabilidade pelo crescimento do quadro associativo, pela seleção e informação dos novos associados, porque cada um é responsável pelo futuro do próprio clube.

Só assim estaremos à altura da tarefa que nos espera. É uma tarefa grandiosa e devemos compreender essa imensa força que é o Lions Clube.

Lembre-se que o Lions somos nós mesmos.


CL Paulo Fernando Silvestre * CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do site Instruções Leonísticas
Membro da Escola de Preparação de Líderes do Distrito LC-2
Assessor de Instruções Leonísticas do APLIONS
Associado do Lions de São Paulo - Ipiranga - DLC-2
E-mail: paulo@instrucoesleonisticas.jor.br
Não deixe de ler também...
O pequeno Júlio Macarini Pacheco, no momento em que recebe o título de Companheiro de Melvin Jones

Bebê é o mais jovem companheiro de Melvin Jones do mundo

Júlio Macarini Pacheco, com apenas três meses de idade, tornou-se o mais jovem Companheiro de Melvin Jones do mundo! A ideia foi do novo Presidente do Lions Clube Novo Hamburgo - Terceiro Milênio, CL Vilnei Edmundo Lenz, que assumiu a presidência na época do nascimento do bebê, coincidentemente filho de seu antecessor no cargo, Jardel da Mota Pacheco.

 
 
 
 
Clique para voltar à primeira página

Choose other language
Escoja otro idioma
Click the UK flag for a message in English   Haga click en la bandera de España para un mensaje en español

Logotipo I Believe, do Presidente Internacional

Instruções Leonísticas
Clique para voltar à primeira página
Conteúdo relacionado:
Digite abaixo o que procura no site Instruções Leonísticas:
 

Participe do site Instruções
Leonísticas: envie artigos, notícias, links ou eventos.
Clique aqui e veja como.


Sites em destaque:

Leia a coletânea Instruções Leonísticas Motivacionais Logotipo Rosane de las Américas
Visite o site da
Dir. Internacional Biênio 2008/2010 Rosane Vailatti


Visite a Fundação Lions Internacional

Visite o site da AGDL e tome conhecimento de todas as notícias e assuntos atinentes à associação
Associação dos Governadores dos Dist. Múltiplos L
Conheça o Clube Filatélico do Lions Internacional que congrega filatelistas associados dos Lions Clubes em todo o mundo
LISC: Lions International Stamp Club

Leia aqui artigos sobre jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo
A Apple deveria tirar seus advogados de cena e deixar seus engenheiros liderarem a disputa com a concorrência. Ainda mais se pensarmos que a mesma Apple já foi uma "pirata".